Ao longo do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, é desenvolvido o Programa de Iniciação Científica da Escola Parque, voltado aos alunos dos segmentos. Eles participam de diferentes projetos que buscam a aproximação com a Ciência.

O Programa de Iniciação Científica pretende:

Despertar uma atitude problematizadora

O Aluno torna-se agente na resolução de problemas e estabelece relações entre a reflexão e a experiência prática.

Trabalhar procedimentos de aproximação ao conhecimento

O Aluno entende a investigação como uma busca de soluções, por meio de pistas, tais como: textos, vídeos, entrevistas etc. Ele constrói suas próprias estratégias de aproximação com o conhecimento, organiza o conhecimento adquirido e apresenta-o a colegas e professores.

Desenvolver o pensamento crítico

O Programa trabalha o exercício sistemático da dúvida, ou seja, o Aluno é capaz de questionar aquilo que já está estabelecido e tem responsabilidade sobre o que produz, considerando o impacto no coletivo. Ele olha o conhecimento em si e como se reverbera no todo. O Aluno ainda reconhece as diferentes estratégias de aproximação em relação ao conhecimento.

Construir a autonomia moral

O Aluno desenvolve a autoria na experiência de aprendizagem e a metacognição, quando reflete sobre sua forma de aprender. A autonomia está veiculada à ideia de responsabilidade. O Aluno torna-se responsável pelo conhecimento produzido e por seus desdobramentos sociais.