Nova call to action
Todo o conteúdo tem como objetivo a construção do pensamento crítico e autônomo do estudante. Como parte da construção da autonomia, os alunos, no Ensino Fundamental 1, constroem metas de grupo e individuais, tanto pedagógicas quanto de procedimentos e atitudes.

img-ens-fund-3
img-biblio-2
img-ens-fund-2

Horário Integral

Língua Estrangeira

Os alunos do segmento têm contato com a língua inglesa, pelo menos uma hora por dia, cinco dias da semana. Além dos conteúdos específicos da língua inglesa, apresentados em aulas curriculares, os alunos vivenciam o idioma nos projetos e problemas que estão trabalhando em outras disciplina.

Conheça a proposta de Inglês e Francês da Escola Parque.

Fundamental-1-Escola-Parque2-2
Fundamental-1-Escola-Parque3

Tecnologia - Oficina Maker

Os projetos, desenvolvidos pelos alunos do Fundamental 1, abrangem diversas áreas do conhecimento e estão integrados ao currículo. Tanto o Espaço Maker como o Espaço Multimídia proporcionam o trabalho com Projetos e processos de aprendizagem. São espaços onde as ideias são transferidas para o “mundo físico”. Os alunos criam produtos, utilizando ferramentas, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Eles também trabalham com robótica, produção de vídeos, animações, fotografia, áudio, textos colaborativos, apresentações, criação de sites e demais linguagens digitais, utilizando diferentes softwares e instrumentos. Na sala de aula, os alunos também trabalham com computadores coletivamente e, a partir do 4º ano, utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem para exercícios, dúvidas, desafios, trocas e trabalhos diversificados.

O planejamento é prioritário e prévio para garantir a organização do pensamento e o desenvolvimento do projeto.

Saiba mais sobre Arte, Ciência e Tecnologia.

Trabalhos de Campo

Os Trabalhos de Campo são relacionados aos conteúdos de sala de aula e aos objetivos psicopedagógicos do grupo, e proporcionam novas experiências sociais, ambientais e culturais.

Saiba mais.

Práticas Pedagógicas

A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:

Problematização – Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.

Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.

Conheça os Projetos Institucionais.

Fundamental-1-Escola-Parque2