O balé, na primeira infância, é um convite lúdico e afetuoso para a criança explorar, conhecer e criar com o corpo.
Ensinar dança é convidar o aluno a expandir suas possibilidades de movimento e expressão por meio de um programa de atividades, com conteúdo estruturado.
Adquirir habilidades motoras é parte de um processo que envolve sensibilidade e criatividade.
Aula on-line
A pandemia nos obrigou a ficar em casa e adaptar a nossa vida atravessados por tensões e incertezas. Nesse contexto, surgiu o balé infantil on-line.
Portanto, nesse momento, o foco da nossa aula de dança estará voltado mais para o bem-estar do aluno do que para a assimilação de um determinado conteúdo.
Na aula on-line, o responsável participa mais da atividade. Há o que faz a aula toda junto, há quem trabalhe ao lado, há quem tente fazer a criança prestar mais atenção, há ainda quem faça de tudo um pouco.
Pode ser desafiador para a criança fazer a aula em casa e estar focada nas propostas sugeridas. Sugiro que os responsáveis dediquem os 15 minutos que antecedem a atividade para criar uma atmosfera de atenção: escolham uma roupa especial e preparem o espaço para a aula.
Convido Responsáveis e Alunos a aceitarem esse desafio e quero dizer que, neste momento delicado, o meu principal objetivo é que a dança leve alegria e movimento para a casa de todos. Vamos juntos!
Manu Berardo
Sou professora de dança licenciada pela Faculdade Angel Vianna, pós-graduada em Preparação Corporal para atores, na mesma instituição. Sou empreendedora e fundadora do projeto educacional Oficinas da Manu (antigo Balé da Vila).
Atuo há 15 anos como professora de balé infantil em escolas, instituições filantrópicas e em espaço próprio. Criei uma metodologia de ensino e, com uma equipe de professoras de dança apaixonadas pela licenciatura, levei meu trabalho a diversas escolas do Rio de Janeiro, como: Escola Parque, Eliezer, Sion, entre outras.
● Quartas-feiras, das 18h30 às 19h20.