Apresentação da Escola / Diferenciais Pedagógicos

Programa de Iniciação Científica

Ao longo do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, é desenvolvido o Programa de Iniciação Científica da Escola Parque, voltado aos alunos dos segmentos. Eles participam de diferentes projetos que buscam a aproximação com a Ciência.

O Programa de Iniciação Científica pretende:

Despertar uma atitude problematizadora

O Aluno torna-se agente na resolução de problemas e estabelece relações entre a reflexão e a experiência prática.

Trabalhar procedimentos de aproximação ao conhecimento

O Aluno entende a investigação como uma busca de soluções, por meio de pistas, tais como: textos, vídeos, entrevistas etc. Ele constrói suas próprias estratégias de aproximação com o conhecimento, organiza o conhecimento adquirido e apresenta-o a colegas e professores.

Desenvolver o pensamento crítico

O Programa trabalha o exercício sistemático da dúvida, ou seja, o Aluno é capaz de questionar aquilo que já está estabelecido e tem responsabilidade sobre o que produz, considerando o impacto no coletivo. Ele olha o conhecimento em si e como se reverbera no todo.

O Aluno ainda reconhece as diferentes estratégias de aproximação em relação ao conhecimento.

Construir a autonomia moral

O Aluno desenvolve a autoria na experiência de aprendizagem e a metacognição, quando reflete sobre sua forma de aprender.

A autonomia está veiculada à ideia de responsabilidade. O Aluno torna-se responsável pelo conhecimento produzido e por seus desdobramentos sociais.

Projetos

Ao longo da escolaridade, são utilizadas diferentes metodologias, de acordo com a faixa etária.

Tutoria e Orientação para a Pesquisa – 6º ao 8º ano

Essa disciplina tem como objetivo principal trabalhar procedimentos de aproximação em relação aos conhecimentos.

No 6º ano, o trabalho está voltado para a coleta e síntese de informações, a partir de textos, gráficos e tabelas, entre outros.

Além da coleta e síntese de informações, no 7º ano, o Aluno deverá estabelecer a relação entre os saberes em diferentes trabalhos.

No 8º ano, no Projeto de Ampliação Textual, será proposta a redação de textos dissertativo-argumentativos sobre temas relacionados a diferentes áreas do conhecimento e a partir de fontes indicadas.

Ensaio Monográfico – 9º ano

Essa trajetória culmina com o Ensaio Monográfico, projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo do 9º ano, como parte da disciplina Tutoria e Orientação para a Pesquisa. Os Alunos definem o tema de pesquisa, de acordo com os seus interesses, e são divididos em grupos de trabalho. Cada grupo tem um professor-orientador, e, ao longo dos bimestres, os orientadores dialogam com os Alunos, pelo Moodle, e realizam um encontro presencial a cada 15 dias.

O projeto possibilita que o Aluno realize um trabalho autoral em alguma temática acadêmica, desenvolvendo a criatividade, o olhar investigativo, a capacidade de estruturação argumentativa e a produção textual.

Feira de Ciências – 9º ano e Ensino Médio (Gávea)

O projeto, desenvolvido nas aulas de Física e de Química, busca estimular o interesse e o encantamento pelas Ciências Naturais, e o protagonismo do Aluno. Durante um bimestre, os Alunos passam pela etapa de pesquisa de experimentos, pelo aprofundamento conceitual, pela fase de testes e por apresentações prévias nas turmas. Todo o trabalho culmina em um dia de apresentações para as demais séries do Ensino Fundamental.

Monografia – Ensino Médio

A Monografia é um trabalho de pesquisa realizado pelas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Os alunos escolhem um tema, entre os oferecidos, no início do ano, e desenvolvem-no, em grupo, com a ajuda de um professor-orientador. Além de aproximar o estudante do papel de investigador, a Monografia o prepara para o trabalho universitário.