Inteligência se aprende e não é determinada pela genética; Todo ser humano é capaz de aprender e ter consciência da própria aprendizagem; A escola promove o desenvolvimento do raciocínio e estimula o pensamento criativo; A escola incentiva a construção de autonomia intelectual e moral, inseparáveis e necessárias para construir uma ética para a vida; As pessoas constroem conhecimento na interação com o mundo; O acesso às tecnologias contemporâneas é um direito e uma condição para a vida no século 21; Aprender é estabelecer relações entre saberes; O conhecimento se constitui em grupo, na discussão e na crítica; O respeito pelos outros, a empatia, a solidariedade e a aceitação das diferenças são valores fundamentais para a vida em sociedade; Todas as pessoas têm o direito de viver bem e são responsáveis pela vida no planeta.
Apresentação da Escola / Segmentos

Ensino Médio - da 1ª à 3ª série

Os alunos do Ensino Médio participam de diversos projetos que desenvolvem a formação cidadã, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, levando em consideração a capacitação para a vida e preparando para o Vestibular, os desafios da vida acadêmica e do mercado de trabalho. Além do currículo formal, a Escola Parque oferece diferentes projetos interdisciplinares que estimulam a curiosidade, a autonomia e a responsabilização.


Vestibular

Durante todo o período letivo, os alunos da 3ª série participam de simulados e projetos diferenciados que têm como objetivo construir habilidades específicas para os exames. Esses projetos são elaborados a partir das necessidades de cada turma, avaliadas por meio de acompanhamento de aprendizagem.

Além das aulas regulares, acontecem Projetos que visam à preparação para as diferentes provas de Vestibular, como os Projetos UERJ, PUC e ENEM, e aulas de THE (Teste de Habilidades Específicas).


Preparação individualizada para Redação do Vestibular

Na 3ª série, acontece o Projeto Redação, com acompanhamento individualizado ao aluno. As turmas são divididas por afinidades e dificuldades, o que ajuda a aperfeiçoar questões pontuais. Os alunos escrevem redações com propostas de temas já trabalhados em vestibulares da PUC e do Enem, por exemplo. Após a correção, eles recebem as redações corrigidas, veem o erro cometido e podem reescrevê-las.


Língua Estrangeira

No Ensino Médio, os alunos têm dois tempos de Inglês e dois tempos opcionais de Espanhol.


Trabalhos de Campo

Buscando ampliar as vivências e adquirir novos conhecimentos, os alunos visitam lugares, como Pantanal e Ilha de Marajó. O Trabalho de Campo é interdisciplinar e vinculado com os estudos de sala de aula.

Saiba mais.


Programa de Iniciação Científica

Os alunos participam de diferentes projetos que buscam a aproximação com a Ciência. Eles participam da Feira de Ciências e fazem a Monografia, um trabalho de pesquisa que aproxima o estudante do papel de investigador e prepara-o para o trabalho universitário.

Saiba mais.


Ciência e Arte

Na estrutura curricular do Ensino Médio, os alunos participam de oficinas que mesclam Ciência, Arte e Tecnologia. Entre elas, Teatro, Cinema, Desenho e Ilustração, Genética e Evolução, Projetos Sustentáveis, Oficina da Palavra, Arte Sensorial, Estética e Ciência, Animação, Música, Fotografia e Robótica, Arte, Ciência e Tecnologia, Grafite e BioDesign, que compõem o Projeto Ciência e Arte.

Os projetos estimulam a criatividade e o aprimoramento do senso de organização e planejamento do aluno. As aulas ampliam a visão de mundo e ajudam o estudante na escolha de sua carreira profissional.

Saiba mais.


Projetos do Segmento

GAEP - Grupo Ambiental da Escola Parque

Alunos voluntários se encontram, semanalmente, em mo­mentos de formação no campo da liderança ambiental, com aulas teóricas, palestras, parcerias, ações mobili­zadoras e Trabalhos de Campo em torno da temática da sustentabilidade aplicada. Entre os Trabalhos de Campo, os alunos visitam o Tibá - Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, no Rio de Janeiro, onde participam de diferentes oficinas.


Papo Científico

Palestra, com especialistas, sobre temas da atualidade.


Olimpíadas

Todos os anos, os alunos, voluntariamente, participam das Olimpíadas Nacionais de Ciências (Matemática, Química e História).


Sarau Cultural da Escola Parque

Organizado pelos alunos, o Sarau é um momento dedicado à manifestação de diversas expressões artístico-culturais dos alunos.


Conheça os Projetos Institucionais.


A Escola Parque e o vestibular

Leia o artigo de Patricia Lins e Silva, Diretora Pedagógica da Escola Parque.


Compartilhar

Facebook