Apresentação da Escola / Segmentos

Ensino Fundamental 1 - do 1° ao 5° ano

Durante o 1º ano, a compreensão do código escrito se completa. A partir do 2º ano, as atividades pedagógicas enfatizam a construção do raciocínio e a relação entre saberes, numa metodologia de problemas e projetos.

A Literatura, em Português, e o desenvolvimento do raciocínio lógico, em Matemática, são focos fundamentais no Fundamental 1, assim como o Inglês, que entra com suas estruturas linguísticas e dentro de projetos do cotidiano das turmas. Ciências Humanas (Historia e Geografia) e da Natureza são tratadas a partir de problemas e projetos, tendo a sustentabilidade como eixo. Artes, Música e Educação Física são parte das atividades dos Alunos do Fundamental 1.

Todo o conteúdo tem como objetivo a construção do pensamento crítico e autônomo do estudante. Como parte da construção da autonomia, os alunos, no Ensino Fundamental 1, constroem metas de grupo e individuais, tanto pedagógicas quanto de procedimentos e atitudes.

Língua Estrangeira

Tecnologia / Oficina Makers

Os projetos, desenvolvidos pelos alunos do Fundamental 1, abrangem diversas áreas do conhecimento e estão integrados ao currículo. Tanto o Espaço Maker como o Espaço Multimídia propiciam o trabalho com Projetos e processos de aprendizagem em que os processos são tão importantes quanto o produto final. São espaços de transferência das ideias para o “mundo físico”. Os alunos criam produtos, utilizando ferramentas, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Eles também trabalham com produção de vídeos, animações, fotografia, áudio, textos colaborativos, apresentações, criação de sites e demais linguagens digitais, utilizando diferentes softwares e instrumentos. O planejamento é prioritário e prévio para garantir a organização do pensamento e o desenvolvimento do projeto.

Na sala de aula, os alunos também trabalham com computadores coletivamente e, a partir do 4º ano, utilizam o Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para exercícios, dúvidas, desafios, trocas e trabalhos diversificados.

Trabalhos de Campo

Os Trabalhos de Campo são relacionados aos conteúdos de sala de aula e aos objetivos psicopedagógicos do grupo, e proporcionam novas experiências sociais, ambientais e culturais.

Práticas Pedagógicas

A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:

Problematização - Os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.

Pedagogia de Projetos – Os grupos de alunos desenvolvem projetos, com temas de interesse deles, para promover ampliação conceitual e cultural, e contextualizar o conhecimento, o que torna a aprendizagem mais significativa.

Conheça os Projetos Institucionais.

Assista a vídeos do Ensino Fundamental 1.

Construção Moral na Escola Parque

Leia o artigo de Patricia Lins e Silva, Diretora Pedagógica da Escola Parque.