Apresentação da Escola / Segmentos

Educação Infantil - de 1 a 5 anos

A Escola Parque recebe alunos a partir de 1 ano. As crianças encontram um ambiente seguro e instigante que promove, de maneira criativa, o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo.

Os alunos participam de dramatizações, brincadeiras coletivas, canções, histórias, entre outras atividades. As atividades têm intenções pedagógicas, especialmente voltadas para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da linguagem. Os jogos e materiais específicos, além dos desafios encontrados no ambiente, também desenvolvem o grafismo das crianças.

Todas as atividades são coordenadas por profissionais com formação específica e incentivam a construção da autonomia da criança.

Alfabetização e Letramento

O processo de aquisição da leitura e da escrita se inicia nesse período, com tentativas feitas pelas próprias crianças. Compreender o código escrito é parte fundamental das atividades da Educação Infantil e começa muito antes das classes de alfabetização propriamente ditas. Leitura e escrita são significativas. Os textos são escolhidos pelas possibilidades de interesse do aluno e não pela facilidade de leitura.

Os alunos completam a aquisição do código escrito no 1º ano do Ensino Fundamental e prosseguem os estudos de língua portuguesa escrita durante toda a escolaridade.

Horário Integral

A Escola Parque, Gávea, oferece o Horário Integral para os alunos que frequentam a escolaridade no turno da tarde, com entrada às 8h30. O aluno do Horário Integral conta com Inglês, todos os dias, aulas de capoeira, tempo de descanso, brincadeira, banho, além da escolaridade.

Língua Estrangeira

Saiba mais.

Tecnologia - Oficina Maker

A Tecnologia atua de maneira integrada ao currículo. Os projetos são desenvolvidos a partir dos temas trabalhados pelos grupos e em parceria com os alunos. De maneira diversificada, são trabalhados Livros Virtuais, com o registro das atividades com fotografia, vídeo e gravação de vozes; Animação, com os softwares de desenho e animação Paint e Pivot; e Oficina Maker, em que os alunos, com o auxílio de professores, manuseiam materiais, como: serrote, martelo, furadeira manual, chave de fenda, alicates, entre outros. Na oficina, fazem diferentes tipos de objetos, como: bicimáquina (aparelho que funciona com pedais), ferramentas para plantio, caixa desidratadora solar de frutas, prendas, entre outros.

Espaços Físicos

Os ambientes são integrados à natureza e idealizados especialmente para crianças pequenas. Na Gávea, a Escola conta com um espaço de 10.600m², localizado dentro de um bosque, em meio à Mata Atlântica, e os alunos passam por uma trilha e um rio para chegar às salas. Já a unidade Barra Infantil foi construída em um espaço de 6.400 m2, em meio ao ecossistema de restinga da região.

A Proposta Pedagógica garante a interação entre as crianças e a natureza, em espaços abertos, possibilitando desafios corporais adequados ao desenvolvimento motor e à ampliação do repertório de brincadeiras, e provocando novas descobertas. Nos espaços abertos, as crianças correm, sobem, descem, saltam, experimentam o equilíbrio e o desequilíbrio.

Os pátios são organizados com diferentes conceitos e objetivos, tais como: superar obstáculos, coordenar movimentos variados, respeitar regras; trabalhar em conjunto, fazer construções tridimensionais; exercitar a imaginação e a simbolização; ampliar o contato com elementos da natureza e experimentar desafios motores variados, como: subir e descer rampas, atravessar túneis, subir escadas, descer e escorregar.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento de crianças pequenas. Quando brincam , elas representam papeis, imitam, comunicam-se, desenvolvem a atenção e a imaginação, vivenciando os sentimentos e os desejos, e compreendendo a realidade dentro da cultura em que vivem.

Práticas Pedagógicas

A Escola Parque propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:

Problematização - os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrente os problemas de forma própria e original.

Pedagogia de Projetos - Temas de interesse emergente no grupo reúnem os alunos num objetivo comum de construção de conhecimento. Trata da contextualização de conhecimentos, que torna a aprendizagem significativa.

Conheça os Projetos Institucionais.

Mais vídeos da Educação Infantil

Crianças pequenas vão à escola

Leia o artigo de Patricia Lins e Silva, Diretora Pedagógica da Escola Parque.

Nos primeiros anos de vida, se forma a arquitetura do cérebro

Leia a entrevista com Cesar Callegari, Membro do Conselho Nacional de Educação e Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada.