Cinema de Animação com Alexandre Jurema

A Oficina de Animação On-Line proporciona experimentações audiovisuais a partir do aprendizado e desenvolvimento de diversas técnicas de animação, como stop motion (bonecos, objetos e cenários), pixilation (animação de objetos e pessoas), animação com recortes e 2D (desenho).

Na Oficina de Animação On-Line, serão priorizados processos e técnicas para a realização de animações dentro de casa.

Os alunos aprendem a fazer massa de modelar caseira, tintas naturais e tripés caseiros para fixar telefones, tablets, ipads ou câmeras.

Alexandre Juruena

Alexandre Juruena é Mestre em Estudos Contemporâneos da Arte, pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Pós-Graduado em Mídia-Educação, pela PUC Rio,  e Graduado em Design pela PUC Rio.

É Diretor Geral e Curador do Anim!Arte – Festival Internacional de Animação do Brasil (desde 2001 – 15 edições) e coordenador de Oficinas de Animação em itinerâncias nacionais e internacionais do Festival.

É Professor e Mentor da Oficina de Animação do Ensino Fundamental (Horário Extenso) e do Projeto Multimídia da Escola Parque (Ensino Médio).

Diretor e Animador de curtas-metragens, como “Sai da Lama, Jacaré!”  (Premiado como Melhor animação stop motion brasileira no Festival Internacional Brasil Stop Motion 2018) e do videoclipe “Súplica Cearense” da banda O Rappa (mais de 30 milhões de visualizações no youtube).

Ministrou a Master Class Internacional sobre o ensino de animação no Brasil, na VGIK (mais antiga escola de cinema do mundo), em Moscou, na Rússia, e fez parte do Júri Oficial do Four Rivers Film Festival, em Karlovac, na Croácia.

Curador do Projeto Aqualume (projeções em um telão de água) na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

7 a 10 anos:

• Quintas-feiras, das 9h30 às 10h20.
  • Sextas-feiras, das 9h30 às 10h20.
  • Quartas e sextas-feiras, das 10h30 às 11h20.
  • Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 11h20.

11 a 14 anos:

• Quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 14h20.

Adultos e Adolescentes 15+:

• Quartas das 19h às 19h50.